Minha empresa não me desenvolve

Todos os dias recebo clientes descontentes, em busca de uma nova oportunidade. E, logo no primeiro bate-papo, entendo a dor: alguns querem ganhar mais, outros querem ser promovidos. E, conversa vai e conversa vem, chegamos geralmente à mesma reclamação: a empresa não faz nada para me desenvolver.

 

Sem muito rodeio, vou deixar algo claro: NINGUÉM TE DEVE NADA!

 

Você pode ficar ressentido neste primeiro momento, aborrecido por sempre ter acreditado que a empresa deveria investir em treinamentos, plano de sucessão… mas a verdade é que são poucas as empresas que, de fato, investem. E quando elas fazem isso, elas buscam algo em troca: melhoria de performance. Isto é: ganhar mais dinheiro ou parar de perder tanto dinheiro. Ninguém desenvolve ou treina seus profissionais por ser bonzinho. Os únicos no mundo, que tiveram a obrigação de investir tempo e dinheiro com a sua formação, foram os seus pais. E, mesmo assim, somente até os 18 anos. A partir daí, seu desenvolvimento foi obrigação ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE sua.

 

Mas eu quero ganhar mais… então preciso mudar de empresa!

 

Você pode até mudar de empresa, você pode sair da cadeira de analista sênior e até conseguir uma vaga de coordenação, mas para você se garantir nesta cadeira você precisará ter conhecimentos específicos que, dificilmente, você terá sem estudar, ler ou buscar uma mentoria para não só atender às expectativas, mas superá-las.

Hoje, não basta ser bom, você precisa estar constantemente melhorando, investindo em seu desenvolvimento, senão você não valerá o dissídio no longo prazo. Se você quer crescer, ser promovido ou simplesmente ter um aumento salarial, você precisa entregar mais valor. Você primeiro precisa provar que é capaz, você precisa fazer mais do que é esperado de você. Tempo de casa não é mérito para promoção, você precisa se superar, superar expectativas sempre.

 

Quem supera expectativas não passa vontade!

 

Antes de mudar de empresa, de encarar novos desafios, vença no desafio em que está. Antes de qualquer coisa, você precisa mudar de mentalidade e batalhar pelo seu crescimento. Vá atrás, busque entender os seus pontos de melhoria com humildade, tente entender exatamente o que é esperado da sua posição e trabalhe para melhorar, sem vitimismo ou justificativas: encare! Por mais que a caravana de pessimistas goste de culpar “as cartas marcadas” e se aconchegar no seu mantra de injustiça e dor, a verdade é uma só: de gente mediana o mundo está cheio.

Não adianta chorar, espernear, se comparar com o Fulano, falar das desigualdades e de como seria bom se… o mundo que temos é esse: imperfeito, desigual, injusto, dolorido. E, por ora, não há previsão de mudança. Agora que você já sabe que o cenário é esse, caótico sob diversos pontos e sem perspectiva de mudança. O que você pode fazer, sendo bem realista e sabendo que não mudará? Sendo você o cidadão que é, reflita dentro deste cenário: Qual seria a minha posição profissional dos sonhos?

Após saber exatamente o que deseja ser, analise o mercado: Um profissional que ocupa a posição que eu sonho… quais são os diferenciais dele com relação a minha? O que eu preciso fazer e quanto preciso investir em termos financeiros e de recursos (de desenvolvimento) para chegar lá?

O salário que é pago hoje para a posição que eu sonho, seria o suficiente para eu levar a vida que desejo? Quando minha filha estiver entrando na faculdade, eu terei como ajudá-la? O que precisarei para isso? Após colocar tudo isso no papel, é hora de montar o seu plano de ação. Com as condições que tem hoje, em quanto tempo você conseguiria “se trabalhar” para chegar na posição que você deseja, sem a ajuda de ninguém?

Bom, com esses insumos, você é capaz de montar um Plano de Ação de médio/longo prazo. Então, sugiro que você coloque a sua meta em cinco anos, 2025… e vá colocando em um papel o seu planejamento de trás para frente. Assim, conseguirá partir para ação a partir de hoje.

Ah! E não se esqueça dos planos de contingência. Emergências e imprevistos acontecem!

E caso precise de acompanhamento, conte com a B6 Desenvolvimento.

Simone Nomura
Simone Nomura
https://www.b6desenvolvimento.com.br